Licenciatura em Química - IFRN Ipanguaçu
Professor Carlos Júnior
Ser professor de Química vai muito além de dominar fórmulas e reações.
Vamos investigar a fundo o que significa ser docente hoje: os desafios, os saberes e o nosso papel na transformação da educação.
A construção do ser professor. Quais conhecimentos são essenciais para a docência em Química?
Como as leis e reformas educacionais impactam nosso trabalho em sala de aula e no laboratório?
Formação inicial, continuada e a busca por uma prática reflexiva e inovadora no ensino de Química.
80 horas/aula (60h)
04 Créditos
Encontros dinâmicos e participativos
A metodologia será ativa, conectando a teoria com a prática futura de vocês como professores de Química.
Análise crítica de textos e políticas educacionais.
Discussão de situações reais da sala de aula de Química.
Elaboração de propostas didáticas que integrem os saberes docentes.
Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa
Autor: Paulo Freire
Dez Novas Competências para Ensinar
Autor: Philippe Perrenoud
Saberes Docentes e Formação Profissional
Autor: Maurice Tardif
Professores de Carne e Osso: Para uma Escola Humana
Autor: António Nóvoa
Saberes Pedagógicos e Atividade Docente
Autora: Selma Garrido Pimenta
Vamos juntos catalisar nossa formação docente!
Dúvidas? Comentários? A conversa começa agora.