Você está aqui: Página Inicial

Alison Batista

É atualmente doutorando em Educação. Possui Mestrado acadêmico em Educação (2013), Especialização em Pedagogia do Movimento (2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (2002). Toda a sua formação acadêmica é vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Parnamirim). É autor do livro Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Tem como áreas de interesse acadêmico e profissional: CORPO, APRENDIZAGEM, CULTURA DE MOVIMENTO, EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, ENSINO MÉDIO, REDs (Recursos Educacionais Digitais) e BADMINTON. É membro do Grupo de Pesquisa GEPEC (Corpo e Cultura de Movimento) e do LEFEM (Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia)

Área de Atuação:
Educação Física
Campus:
Parnamirim
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762101E9

Avisos

Não há avisos cadastrados.

Atividades recentes

  • Arquivo em /projeto-de-ensino-recursos-educacionais-digitais-e-educacao-fisica-transformando-o-ensino-do-esporte

    Apresentação das acões do projeto: Slides utilizados para apresentar o relato de experiência na semana pedagógica 2019. Modificado em 30/11/2019
  • Link em /

    Organização de Anais "Anais do V Colóquio Internacional Corpo e Cultura": O evento exprime as parcerias que vêm sendo estabelecidas e consolidadas ao longo dos últimos 12 anos entre grupos de pesquisa, pesquisadores brasileiros e franceses em torno dos estudos do Corpo e Cultura do Movimento. Nessa quinta edição do Colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento, será também realizado o IV Simpósio Internacional Franco-Brasileiro Corpo, Educação e Cultura do Movimento, estabelecido através da parceria entre a Universidade de Montpellier, a UFRN e o IFRN; O II Congresso Internacional de Emersiologia através da parceria entre a Universidade Paris Descartes e a UFRN; e o I Congresso Internacional de Estesiologia, comemorando os 5 anos de existência do Grupo de Pesquisa Estesia - Corpo, Fenomenologia e Movimento. Modificado em 30/11/2019
  • Link em /

    Organização de Anais "Anais da II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN": A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) é o maior evento científico e cultural do Instituto. Realizada através das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação; Extensão e Ensino, é um evento itinerante com organização do campus sede em cada ano. A Secitex é uma mostra dos principais trabalhos realizados por alunos e servidores dos 21 campi do Instituto. Com diversas ações, objetiva também ser um espaço de exposição para pesquisadores, empreendedores e artistas de todo estado. A Secitex congrega múltiplos eventos, sendo um espaço diverso de integração entre ciência, tecnologia e cultura. Formam a Semana o Congresso de Iniciação Científica (Congic); Simpósio de Extensão; Mostra Tecnológica; Prêmio de Empreendedorismo Inovador; Olimpíada de Robótica; Mostra Coletiva de Artes, além de uma programação de minicursos, oficinas, palestras, rodas de conversa e lançamentos de livros. Modificado em 30/11/2019
  • Link em /

    Capítulo de livro "Mídias digitais e a tematização da Copa do Mundo de futebol nas aulas de Educação Física no Ensino Médio": A presente coletânea tem o objetivo de problematizar aspectos como veiculação, consumo, apropriação e análise crítica dos diversos discursos midiáticos por meio das experiências pedagógicas da Educação Física Escolar, a partir da constatação do inegável consumo massivo da mídia pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar. Discute a apropriação dessas informações, por parte do alunado, e propõe intervenções pedagógicas que desencadeiem um consumo mais crítico da informação midiática. Modificado em 30/11/2019
  • Link em /

    Livro "Megaeventos esportivos e seus legados: Reflexões sobre a Copa do Mundo 2014 a partir da Midia-Educação": Esta obra é tributária das reflexões acerca da dimensão educacional dos legados da Copa do Mundo 2014. Como um tipo de legado imaterial, os processos educacionais decorrentes da Copa, ou de outros megaeventos esportivos, têm tido pouco relevo nos debates sociais. Na contracorrente do fluxo, o texto apresentado é fruto da pesquisa "Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais", realizada pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN. Nesse sentido, é no diálogo entre conceitos e prática pedagógica que se constroem as ideias aqui expressas. Modificado em 30/11/2019
  • Link em /

    Livro "Vamos pensar as mídias na escola? Educação Física, movimento, tecnologia": Livro organizado em parceria com os pesquisadores Alysson Carvalho e Marcio Romeu. Os textos que compõem esta coletânea são tributários das inquietações de um grupo de professores-pesquisadores frente às formas de promover um enlace de temas mediados e consumidos pela sociedade com os conteúdos da Educação Física escolar. A obra conta com espaços a serem apropriados pelo professor, para que seja também coautor de cada capítulo, além de espaços inteiros para elaborações de novas ideias de usos pedagógicos das tecnologias de informação e comunicação. Modificado em 30/11/2019