Você está aqui: Página Inicial Avisos Conheça o Observatório da Diversidade

Conheça o Observatório da Diversidade

O observatório tem como objetivo de agregar, fomentar e divulgar experiências, relacionadas à educação e à diversidade, sob os diferentes aspectos, além de apoiar, fomentar e assessorar grupos de investigações, projetos de pesquisa e extensão, cursos de formação inicial e continuada no que diz respeito às políticas, gestão, currículos, práticas pedagógicas e tecnologias educacionais.

Cabe ainda ao Observatório produzir informação e conhecimento, bem como, atuar sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade sociocultural do Rio Grande do Norte, em particular na microrregião Litoral Sul, onde se encontra o Campus Canguaretama do IFRN. Busca intervir na realidade a fim de construir e mediar competências políticas, pedagógicas e culturais de permanência e reprodução física das coletividades.

O Observatório da Diversidade tem a sua logística física e virtual alocadas no Campus Canguaretama do IFRN, o qual desenvolve diferentes atividades relacionadas à educação e à diversidade, numa perspectiva interdisciplinar e transversal, cotejando temas e áreas como políticas públicas, sustentabilidade, turismo, meio-ambiente, pluralidade, identidade étnica, sexualidade, entre outros.

A Diversidade sociocultural é entendida como elemento estruturante de identidades coletivas abertas ao diálogo e respeito mútuos. “Cabe-lhes o direito e o dever de zelar pela diversidade, sem ceder à tentação da preservação pura e simples do que já existe, nem à da criação de um patrimônio único comum. É menos função do isolamento dos grupos que das relações que os unem” (LÉVI-STRAUSS, 1973, p. 18).

“A diversidade é algo vivido, experimentado e percebido, gozado ou sofrido na vida cotidiana” (PIERUCCI, 1999, p. 33). A diversidade está relacionada à etnia, cor, raça, gênero, sexualidade, religião, geração, classe social, modos de vida, entre outros aspectos que contribuem para a inclusão e a afirmação de direitos histórica e politicamente negados a diferentes sujeitos, como os indígenas, os quilombolas, os ciganos, entre outros.

 

http://portal.ifrn.edu.br/campus/canguaretama/observatorio-da-diversidade/principal