Você está aqui: Página Inicial Disciplinas Tecnologia de Fabricação de Biocombustíveis Bibliografia indicada

Bibliografia indicada

Algumas sugestões de livros para a sua biblioteca particular na área de biocombustíveis

Essa pequena lista não é, e nem pretende ser, uma lista definitiva sobre os livros existentes em português na área de biocombustíveis. Contudo, creio que seja um bom começo para todos os interessados na área poderem ter um material inicial de pesquisa e consulta.

Ao clicar sobre o título dos livros este os conduzira ao respectivo site da editora para a aquisição dos mesmos.

 

Biomassa para energia

Luís Augusto Barbosa Cortez (org.), Electo Eduardo Silva Lora (org.), Edgardo Olivares Gómez (org.)

No início do século XXI, coloca-se para a humanidade uma questão urgente: Será possível a transição de uma dependência do petróleo para fontes energéticas renováveis e menos danosas ao meio ambiente? Os países em desenvolvimento como o Brasil têm neste momento uma grande oportunidade de impulsionar suas respectivas economias através da produção de “energia limpa”, que promova a redução dos gases de efeito estufa, como é o caso do aproveitamento da biomassa. Nosso país possui longa experiência com o uso energético de biomassa (lenha, carvão vegetal, etanol e bagaço), mas carece de inovação tecnológica e de recursos humanos capacitados nessa área. Neste livro se apresenta um leque de opções de tecnologias para a conversão energética de biomassa.

 

Biocombustíveis - 2 Volumes

Electo Lora e Osvaldo Venturini

O livro Biocombustíveis, elaborado por um coletivo internacional de 36 autores, engloba quatro temas principais, que são formados por 16 capitulos, em um total de quase 1100 páginas. Os temas são: Fundamentos, processos de Conversão, Aplicações e Assuntos Correlatos (Tratamento de resíduos, cogeração, gestão de projetos de biocombustíveis, impactos ambientais e tendências futuras). O capitulo 1 é dedicado à introdução dos fundamentos, evolução da produção, problemas socioambientais da produção dos biocombustíveis, tais como, a relação biocombustíveis/meio ambiente/seguraça alimentar. Os capitulos 2 a 8 são dedicados aos principais processos de conversão pelas rotas bioquímicas e termoquímicas(combustão, fermentação e gaseificação), incluindo os processos de produção de biodiesel, biogás, etanol convencional, etanol lignocelulósico e combustíveis líquidos obtidos por meio da rota BTL (Biomass-to-Liquid). A utilização dos biocombustíveis em motores alternativos, turbinas a gás e células a combustível é o objeto principal dos capitulos 9,10 e 11, que são dedicados às aplicações. Finalmente, os últimos Capítulos, 12 ao 16, que abordam temas correlatos, não por isso menos importantes, tais como o tratamento dos resíduos da produção de biocombustíveis (vinhaça e glicerina), a cogeração a partir dos coprodutos, o planejamento e gestão de projetos de biocombustíveis, as ferramentas para a avaliação da sustentabilidade e dos impactos ambientais e as tecnologias e tendências futuras. Este último capítulo tenta esclarecer sobre as tendências na estruturação de biorefinarias, bem como analisar as perspectivas do biodiesel de algas e de células a combustível microbianas.

 

Introdução aos Biocombustíveis

Robson Farias

Tema dos mais instigantes, por conta de sua inevitável interdisciplinaridade, os biocombustíveis saíram dos círculos especializados e ganharam a pauta dos jornais e revistas, e, por consequência, chegaram ao público em geral. É essa temática tão relevante e envolvente que o presente livro enfoca, dando destaque aos principais aspectos científico-tecnológicos que a temática abarça, como rotas de sínteses e matérias-primas, sem esquecer, contudo, dos aspectos geopolíticos e econômicos intrinsecamente ligados ao tema.

 

Bioetanol de cana-de-açúcar: Energia para o desenvolvimento sustentável

Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE)

O livro Bioetanol de Cana-de-Açúcar: Energia para o Desenvolvimento Sustentável em 2008, durante a 1ª Conferência Internacional de Biocombustíveis. O livro foi elaborado pelo CGEE em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e teve o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O livro verde do bioetanol se propõe a contribuir ao desenvolvimento do potencial dos biocombustíveis e seus desafios de produção no Brasil e na América Latina, no médio prazo. A publicação destaca quais instituições, empresas e indivíduos têm avanços ou planos na pesquisa na área, além de tratar de temas como inovação, investimento, legislação e normativos nos diversos elos da cadeia produtiva e de distribuição do biodiesel e bioetanol. Marcelo Poppe, assessor do CGEE, além de coordenar a execução por parte do Centro, é um dos autores do livro, que foi publicado em outras três línguas: espanhol, inglês e francês. A organização da publicação coube ao professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Luiz Augusto Horta Nogueira.

 

Manual de Biodiesel

Gerhard Knothe, Jürgen Krahl, Jon Van Gerpen, Luiz Pereira Ramos (trad.)

O conceito técnico de se utilizar óleos vegetais ou gorduras animais ou mesmo óleos usados como combustíveis diesel de natureza renovável é realmente fascinante. O biodiesel é hoje a forma em que estes óleos e gorduras estão sendo utilizados como combustível puro ou como misturas com combustíveis diesel derivados do petróleo.
O conceito propriamente dito pode parecer simples, mas esta aparência é relativamente enganosa dado que o uso do biodiesel tem apresentado inúmeras questões de ordem técnica. Neste sentido, muitos pesquisadores de todo o mundo têm se preocupado com estas questões e, em muitos casos, desenvolvido soluções inovadoras. Este livro representa uma tentativa de se resumir estas questões, explicar como elas devem ser encaradas, e apresentar resultados e informações técnicas. Em todo o mundo, incontáveis atos legislativos e marcos regulatórios têm procurado auxiliar na pavimentação do caminho em direção à ampla difusão e aplicação prática deste conceito. Este livro também trata destas questões. Para completar esta imagem, capítulos sobre a história dos combustíveis diesel derivados de óleos vegetais, os conceitos básicos dos motores diesel, e a química do glicerol, um valioso sub-produto da produção do biodiesel, também se encontram incluídos.

 

Álcool carburante - Uma estratégia brasileira

Léo da Rocha Lima, Aluizio de Abreu Marcondes

Este livro é um texto prático para aqueles que trabalham na produção de álcool carburante no Brasil, aos técnicos do governo que trabalham na reorganização do Programa Nacional do Álcool, às cooperativas produtoras de álcool e aos universitários que pretendem se dedicar ao assunto. Ele é resultado de longos anos de experiência no campo da Engenharia Química e da participação dos autores em vários projetos de implantação de destilarias de álcool e consultoria industrial, visando sempre as melhores técnicas produtivas. Seu principal objetivo é ordenar o que se passa em uma destilaria de álcool, desde a chegada da matéria-prima até o produto final.

 

Cana-de-açúcar - Bioenergia, Açúcar e Álcool - Tecnologias e Perspectivas

Fernando Santos, Aloízio Borém e Celson Caldas

A surpreendente aceitação do etanol como biocombustível pelo consumidor brasileiro provocou alterações de planos em quase todas as montadoras em operação no Brasil, tamanha a velocidade com que o novo conceito foi consolidado. O Brasil é líder em tecnologia de produção de bioenergia, especialmente de etanol e açúcar, a partir de cana. Esta obra reúne os mais recentes avanços tecnológicos do setor sucroenergético.

 

Biocombustíveis - A energia da controvérsia

Ricardo Abramovay (org.)

Se é verdade que a escassez do petróleo está próxima, faz-se necessário então a introdução de novas formas de energia. Nesse contexto, nos deparamos com as tentativas de disseminação dos biocombustíveis. Mas seria essa, realmente, uma forma de energia limpa? Quais são as suas contribuições e quais podem ser suas consequências? Esse livro se propõe a responder a essas perguntas no momento em que diversas alternativas são discutidas em todo mundo.

 

202 perguntas e respostas sobre biocombustíveis

Abordagem econômica, política e científica em um texto avançado para conhecer, decidir e pesquisar sobre biocombustíveis

O livro trata de um tema atual que preocupa o mundo inteiro: a necessidade da utilização de energias alternativas. Mostra a economia e a tecnologia de biocombustíveis, as políticas públicas que os governos podem e devem implementar em benefício da sociedade. Enfatiza a importância da cogeração de energia elétrica a partir da utilização de substratos agroindustriais e resíduos florestais. O perfil, os caminhos e as soluções para a questão energética são apresentados na forma de 202 perguntas e respostas sobre biocombustíveis, que o autor - Professor da Universidade de Brasília - recolheu e trabalhou ao longo de cinco anos no Brasil e no exterior.

 

Biocombustíveis - Fonte de Energia Sustentável?

Heline Sivine Ferreira e José Rubens Maroto Leite

"Biocombustível" é o assunto diário dos noticiários. Sem dúvida, até com repercussão internacional, por estar relacionado a um delicado momento da história da humanidade, que está a enfrentar as mudanças climáticas no planeta devido ao aquecimento global. Aliás, não é por acaso que buscamos uma fonte de energia alternativa e menos poluente do que a nuclear e a proveniente dos combustíveis fósseis. Este trabalho se originou de projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica - CNPq, e o coordenador reuniu pesquisadores de ponta, sendo enfrentados os dilemas que dizem respeito à possibilidade do uso dos biocombustíveis como fonte alternativa ao petróleo, tendo como cenário a sustentabilidade, a escassez de recursos ambientais, os problemas sociais, éticos e econômicos, numa equação que, como sabemos, é difícil de resolver. A propósito, a alternativa tecnológica da utilização dos veículos elétricos, associada à utilização da geração solar como fonte de energia limpa e inesgotável também foram avaliados neste trabalho. Sobre a sistematização, destacamos que o estudo foi divido em oito partes: Sociedade de risco: mudança climática e biocombustíveis; Biocombustíveis: impactos, benefícios e alternativas; Regulação dos biocombustíveis no Brasil; Instrumentos relevantes na gestão dos biocombustíveis; A regulamentação dos biocombustíveis no direito estrangeiro; Biocombustíveis na Amazônia; Aspectos éticos e sociais dos biocombustíveis; Biocombustíveis no Estado de direito ambiental.

 

 Sustentabilidade: o desafio dos biocombustíveis – Vol. I

Sustentabilidade: o desafio dos biocombustíveis – Vol. I

Flavia Trentini / Maria Sylvia Macchione Saes

O livro traz uma análise da aplicação das condicionantes e premissas da sustentabilidade no âmbito das principais relações estabelecidas nos sistemas agroindustriais dos biocombustíveis. Uma vez que os fatores que motivaram o desenvolvimento da produção e comercialização do etanol e do biodiesel são diversos, fez-se necessária uma divisão do livro em duas partes. Na primeira parte, foi feito um estudo de diversos contratos da cadeia do etanol, desde a produção da cana-de-açúcar até a exportação do produto final. Na segunda parte, foi feita uma análise do impacto da sustentabilidade na cadeia do biodiesel tendo sido realizada, inclusive, uma pesquisa empírica com produtores do setor.

 

 Ensaios sobre os biocombustíveis – Vol. II

Ensaios sobre os biocombustíveis – Vol. II

Fernando Campos Scaff, Flavia Trentini e Maria Sylvia Macchione Saes

Este segundo volume é composto de vários artigos envolvendo a temática dos biocombustíveis. A especialização dos autores em áreas distintas do conhecimento resultou em ricas análises sob diferentes perspectivas acerca das mais diversas questões ligadas ao etanol e ao biodiesel. O livro foi dividido em três partes. A primeira parte reúne trabalhos que estudam alguns aspectos dos biocombustíveis a partir das premissas da sustentabilidade. A segunda parte traz uma abordagem jurídica no que tange aos contratos e à responsabilidade civil do Estado diante de sua intervenção nos setores do etanol e biodiesel. Por fim, a terceira parte é formada por artigos nos quais são feitas análises econômicas de várias relações dos sistemas agroindustriais destes biocombustíveis.

 

Complexo Agroindustrial de Biodiesel no Brasil

Alceu Richetti e outros

A obra reúne análises documentais e resultados de discussões relacionadas aos estudos de viabilidade, competitividade e sustentabilidade ambiental da soja, do dendê, do girassol, da canola e da mamona, em cadeias produtivas de matérias-primas usadas para a produção de biodiesel. Também são abordados os impactos do desenvolvimento tecnológico e gerencial, agrícola e industrial, pesquisados nas redes de PD&I da Embrapa. São 14 capítulos organizados por especialistas da área, entre os quais a indústria da produção do biodiesel no Brasil e seu complexo industrial, a agroindústria de óleo vegetal para a produção de biodiesel e fatores críticos de competitividade.

 

Produção de Biodiesel: Análise e Projeto de Reatores Químicos

Benedito Inácio da Silveira

O livro trata da análise e projeto de reatores químicos em processos de produção de biodiesel. Segundo o professor Benedito Inácio, a análise e o projeto de um processo de produção de biodiesel envolvem três etapas principais: cálculos estequiométricos e de equilíbrio, modelagem cinética e análise e projeto do reator químico, sendo esta última a etapa principal, porque o reator é o equipamento responsável por transformar a matéria-prima no produto final do processo, o biodiesel. “O objetivo é fornecer ao leitor elementos para aumentar sua capacidade para investigar, explorar e criar novas situações em processos de produção de biodiesel”, afirma o pesquisador. “Diversas aplicações com cálculos estequiométricos, de equilíbrio, cinéticos, de desempenho e dos efeitos térmicos relacionados aos reatores batelada, tanques contínuos, tubulares e múltiplos são abordadas neste trabalho”, conta o professor. O que significa que o livro é de grande utilidade para estudantes e professores de graduação e pós-graduação e profissionais que atuam nesta área. A experiência do professor Benedito Inácio no assunto vem da sua atuação como professor e pesquisador na área de Engenharia Química há mais de trinta anos, em especial, nos últimos dez anos, em projetos de Desenvolvimento de Processos Químicos e Industriais pela Faculdade de Engenharia Química da UFPA. O pesquisador vem ministrando cursos de capacitação na área de biocombustíveis, o que implica aprimoramento e formação de recursos humanos para atuar em processos de produção de biodiesel.

 

BIODIESEL para leitores de 9 a 90 anos

José Domingos Fontana e Univaldo Vedana

Biodiesel: para leitores de 9 a 90 anos, de José Domingos Fontana e participação de Univaldo Vedana, representa mais uma importante contribuição da comunidade acadêmica no sentido de dirimir as dúvidas que ainda persistem sobre as propriedades e tecnologias de produção e uso do biodiesel. Além disso, a linguagem simples, objetiva e altamente criativa do autor oferece grande acessibilidade para leitores de todas as idades, fato tão evidente que inspirou a própria elaboração de seu título. E é talvez nisto que esta obra tanto se diferencie das demais, pois, sem perder o rigor científico que norteou a sua carreira, o autor busca atender os interesses de todas as faixas etárias, desde o colegial, que precisa de uma fonte de informações sobre o tema, até o profissional, que busca um texto introdutório neste fantástico mundo da bioenergia.

 

Dendroenergia - Fundamentos e Aplicações

Horta Nogueira e Silva Lora

Esta segunda edição do livro Dendroenergia: fundamentos e aplicações foi corrigida, atualizada e consideravelmente ampliada. O tema principal do livro é a atualização energética da biomassa de origem florestal e de resíduos agro-industriais para a geração de eletricidade e calor. A abordagem desenvolvida é abrangente: começa pelo processo da fotossíntese, que garante a conversão inicial da energia solar em matéria vegetal, sendo posteriormente tratados assuntos relacionados com a produtividade das florestas e cultivos energéticos, as características dos dendrocombustíveis, os principais processos de conversão, tecnologias, aplicações e tems sócio-ambientais. Durante a análise das tecnologias de coversão são explorados desde os sistemas convencionais até a gaseificação da biomassa integrada com turbinas a gás, tecnologia que permite obter elevadas eficiências de coversão. Esta obra inclui também uma revisão do estado da arte de tecnologias avançadas como microturbinas a gás, motores Stirling, células de combustível e sistemas hibridos, em aplicações associadas aos biocombustíveis. Discutem-se ainda aspectos atuais da bioenergia como o efeito estufa e a comercialização de créditos de carbono, no marco do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme o protocolo de Kyoto.

 

Energia de Biomassa Florestal

Martha Andreia Brand

O tema Biomassa Florestal tem uma demanda crescente por conhecimento relativo à sua viabilidade de uso como fonte de energia, e as informações disponíveis são escassas e muitas vezes controversas. O livro traz informações sobre: quais são as fontes potenciais de biomassa para a geração de energia quais são as propriedades da biomassa e como estas influenciam o seu uso como fonte energética quais são as formas de conversão da biomassa em energia e como este combustível pode se tornar viável e eficiente em sistemas de geração de energia.

 

O Processo de Fabricação do Açúcar e do Álcool

O Processo de Fabricação do Açúcar e Álcool

Guilherme Filho e outros

Do processo de industrialização da cana-de-açúcar é possível obter vários produtos. Entre eles o açúcar, em diferentes formas e tipos, além do álcool. Atualmente o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar. A produção de álcool (etanol) também é significativa, tanto que o país está entre os lideres de produção e exportação de biocombustíveis como o etanol. Consequentemente as áreas cultivadas da cana-de-açúcar se expandem a cada dia. Essa matéria-prima é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a época da colonização portuguesa. Com o constante crescimento da comercialização dos produtos derivados da cana-de-açúcar a indústria necessita acompanhar esta demanda tanto para tecnologia, quanto para a disponibilidade de mão de obra preparada. O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação e especialidade técnica. Este livro é dividido em vários capítulos de forma a possibilitar uma compreensão gradativa dos tópicos relacionados ao processo de plantio da cana-de-açúcar e a fabricação do açúcar e do álcool, com explicações práticas e objetivas, além de ilustrações que auxiliam a compreensão. Dentre os assuntos abordados destacam-se: as principais atividades desenvolvidas no processo de fabricação do açúcar e do álcool; informações sobre o histórico do cultivo e da exploração da cana-de-açúcar; dados do setor sucroalcooleiro; a necessidade da realização de uma pesquisa para o desenvolvimento das atividades de uma usina; o importante papel da logística; detalhes para uma cultura eficiente; os tratos culturais como adubação e controle de plantas daninhas e insetos; a diferença entre a colheita manual e mecanizada; o processamento da cana para a obtenção do caldo; o processo para a obtenção do açúcar; as técnicas de preparo para comercialização; o controle de qualidade na estocagem do produto; o processo de destilação do caldo para a produção do biocombustível etanol; o aproveitamento do bagaço da cana como combustível para cogeração de energia; a manutenção da planta como um todo; as manutenções corretiva, preventiva e preditiva. Este livro possui um vasto conteúdo, e embora adote linguagem técnica, é de fácil compreensão, e altamente didático. Recomendado para todos os níveis de leitores, desde aquele que aspira ingressar em uma usina de açúcar e álcool, ao profissional que queira atualizar, expandir ou reciclar os seus conhecimentos técnicos