Exercícios Referentes a Primeira Unidade
- O que é e para que serve um processo de software?
- O que são modelos de processo de software?
- O que são "disciplinas" em um processo de software?
- Quais são as principais disciplinas de um processo de software e qual o objetivo de cada uma delas?
- O que caracteriza o modelo em cascata?
- O que caracteriza o modelo em fonte?
- O que caracteriza o modelo em espiral?
- O que caracteriza o desenvolvimento iterativo e incremental?
- O que prega o "desenvolvimento ágil"?
- Qual o melhor processo de desenvolvimento de software para atender problemas genéricos?
Com relação ao OpenUP, responda as seguintes questões
- Qual a relação entre o OpenUP e o processo unificado (unified process)?
- Cite dois dos princípios do OpenUP. Cite pelo menos dois impactos causados por cada um dos princípios citados.
- O que caracteriza uma iteração?
- Quais são as fases do OpenUP e qual o número de iterações de cada uma dessas fases?
- Qual a diferença entre atividades e tarefas?
- Quantos papéis um determinado membro da equipe de desenvolvimento pode se responsabilizar?
- Quais as cinco disciplinas propostas pelo OpenUP? Qual a responsabilidade de cada uma delas?
- Apenas uma atividade irá se repetir em todas as fases do OpenUP. Qual é ela e o que justifica a presença da mesma em todas as fases do processo?
Com relação a fase de concepção do OpenUP, responda as seguintes questões
- Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
- Qual deve ser a maior preocupação e ter o foco da atenção nessa fase?
- Quais as três atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
- Cite com suas palavra o que é mapeado em um documento de visão.
- Cite com suas palavras o que é mapeado em um plano de projeto.
- A atividade de planejar e gerenciar a iteração possui três tarefas: (i) planejar a iteração, (ii) gerenciar a iteração e (iii) avaliar os resultados. Resuma com suas palavras o que acontece em cada uma dessas tarefas.
- Qual o papel dos casos de uso para a atividade de identificar e refinar os requisitos?
- Qual a relação entre casos de uso e casos de teste?
- O que caracteriza a tarefa de "acordar em uma abordagem técnica"?
- Qual o número máximo de possíveis soluções, e consequentemente esboços de solução, que podem ser geradas durante a fase de concepção? Porque?
- O que contém um documento de modelo de casos de uso?
- Qual a diferença de foco entre o plano de projeto e plano de iteração?
- Quais as características que marcam o encerramento da fase de concepção?
Com relação a fase de elaboração do OpenUP, responda as seguintes questões
- Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
- Quais as atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
- Qual dentre todas as atividades pode ser considerada a principal? Justifique a sua resposta.
- Existe alguma relação entre as atividades de "desenvolver a arquitetura" e "desenvolver um incremento da solução"?
- A atividade de "desenvolver um incremento da solução" é composta por cinco tarefas que devem ser executadas praticamente em ordem. Quais são elas? E o que justifica tal ordem?
- O que é testado na atividade de "testar a solução"?
- Qual o objetivo da tarefa de "implementar o teste"?
- Quais as características que marcam o encerramento da fase de elaboração?
Com relação a fase de construção do OpenUP, responda as seguintes questões
- Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
- Quais as três atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
- O que são "builds"? Qual a relação deste artefato com a fase de construção?
- Qual poderia ser caracterizada como a atividade mais importante da fase de construção?
- Qual a consideração que precisa ser feita com relação a tarefa de "projetar a solução" quando estamos na fase de construção?
- Qual a importancia dos testes de desenvolvedor - testes unitários - para a fase de construção?
- Ao se aproximar o final da fase de construção - finalizar a implementação de todos os casos de uso - cresce uma nova preocupação. Qual é ela? O que justifica essa preocupação?
- Quais as características que marcam o encerramento da fase de construção?
Com relação a fase de transição do OpenUP, responda as seguintes questões
- Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
- Quais as três atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
- Em quais aspectos um software desenvolvido precisa ser testado nessa fase?
- Cite algumas atividades, não ligadas ao desenvolvimento do novo software, que podem estar presentes na fase de transição? Qual a justificativa para cada uma dessas atividades?
- Cite alguns fatores que podem contribuir para o sucesso ou o fracasso da fase de transição.
- Havendo mudanças de requisitos fundamentais nessa fase, como proceder?
- A atividade de "desenvolver um incremento da solução" está voltada ao que nessa fase?
- Qual o papel dos testes unitários - de desenvolvedor - nessa fase?
- Quais as características que marcam o encerramento da fase de transição?