Você está aqui: Página Inicial Disciplinas TADS-2012 Processo de Desenvolvimento de Software material Exercícios Referentes a Primeira Unidade

Exercícios Referentes a Primeira Unidade

  1. O que é e para que serve um processo de software?
  2. O que são modelos de processo de software?
  3. O que são "disciplinas" em um processo de software?
  4. Quais são as principais disciplinas de um processo de software e qual o objetivo de cada uma delas?
  5. O que caracteriza o modelo em cascata?
  6. O que caracteriza o modelo em fonte?
  7. O que caracteriza o modelo em espiral?
  8. O que caracteriza o desenvolvimento iterativo e incremental?
  9. O que prega o "desenvolvimento ágil"?
  10. Qual o melhor processo de desenvolvimento de software para atender problemas genéricos?

 

Com relação ao OpenUP, responda as seguintes questões

  1. Qual a relação entre o OpenUP e o processo unificado (unified process)?
  2. Cite dois dos princípios do OpenUP. Cite pelo menos dois impactos causados por cada um dos princípios citados.
  3. O que caracteriza uma iteração?
  4. Quais são as fases do OpenUP e qual o número de iterações de cada uma dessas fases?
  5. Qual a diferença entre atividades e tarefas?
  6. Quantos papéis um determinado membro da equipe de desenvolvimento pode se responsabilizar?
  7. Quais as cinco disciplinas propostas pelo OpenUP? Qual a responsabilidade de cada uma delas?
  8. Apenas uma atividade irá se repetir em todas as fases do OpenUP. Qual é ela e o que justifica a presença da mesma em todas as fases do processo?

 

Com relação a fase de concepção do OpenUP, responda as seguintes questões

  1. Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
  2. Qual deve ser a maior preocupação e ter o foco da atenção nessa fase?
  3. Quais as três atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
  4. Cite com suas palavra o que é mapeado em um documento de visão.
  5. Cite com suas palavras o que é mapeado em um plano de projeto.
  6. A atividade de planejar e gerenciar a iteração possui três tarefas: (i) planejar a iteração, (ii) gerenciar a iteração e (iii) avaliar os resultados. Resuma com suas palavras o que acontece em cada uma dessas tarefas.
  7. Qual o papel dos casos de uso para a atividade de identificar e refinar os requisitos?
  8. Qual a relação entre casos de uso e casos de teste?
  9. O que caracteriza a tarefa de "acordar em uma abordagem técnica"?
  10. Qual o número máximo de possíveis soluções, e consequentemente esboços de solução, que podem ser geradas durante a fase de concepção? Porque?
  11. O que contém um documento de modelo de casos de uso?
  12. Qual a diferença de foco entre o plano de projeto e plano de iteração?
  13. Quais as características que marcam o encerramento da fase de concepção?

 

Com relação a fase de elaboração do OpenUP, responda as seguintes questões

  1. Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
  2. Quais as atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
  3. Qual dentre todas as atividades pode ser considerada a principal? Justifique a sua resposta.
  4. Existe alguma relação entre as atividades de "desenvolver a arquitetura" e "desenvolver um incremento da solução"?
  5. A atividade de "desenvolver um incremento da solução" é composta por cinco tarefas que devem ser executadas praticamente em ordem. Quais são elas? E o que justifica tal ordem?
  6. O que é testado na atividade de "testar a solução"?
  7. Qual o objetivo da tarefa de "implementar o teste"?
  8. Quais as características que marcam o encerramento da fase de elaboração?

 

Com relação a fase de construção do OpenUP, responda as seguintes questões

  1. Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
  2. Quais as três atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
  3. O que são "builds"? Qual a relação deste artefato com a fase de construção?
  4. Qual poderia ser caracterizada como a atividade mais importante da fase de construção?
  5. Qual a consideração que precisa ser feita com relação a tarefa de "projetar a solução" quando estamos na fase de construção?
  6. Qual a importancia dos testes de desenvolvedor - testes unitários - para a fase de construção?
  7. Ao se aproximar o final da fase de construção - finalizar a implementação de todos os casos de uso - cresce uma nova preocupação. Qual é ela? O que justifica essa preocupação?
  8. Quais as características que marcam o encerramento da fase de construção?

 

Com relação a fase de transição do OpenUP, responda as seguintes questões

  1. Resuma com suas palavras o objetivo desta fase.
  2. Quais as três atividades principais dessa fase? Como estas atividades comprem os objetivos definidos para esta fase?
  3. Em quais aspectos um software desenvolvido precisa ser testado nessa fase?
  4. Cite algumas atividades, não ligadas ao desenvolvimento do novo software, que podem estar presentes na fase de transição? Qual a justificativa para cada uma dessas atividades?
  5. Cite alguns fatores que podem contribuir para o sucesso ou o fracasso da fase de transição.
  6. Havendo mudanças de requisitos fundamentais nessa fase, como proceder?
  7. A atividade de "desenvolver um incremento da solução" está voltada ao que nessa fase?
  8. Qual o papel dos testes unitários - de desenvolvedor - nessa fase?
  9. Quais as características que marcam o encerramento da fase de transição?