Prática: Modelando um Processo de Software
Em grupo, modele um dos seguintes processos de desenvolvimento de software. Os processos em questão são bastante específicos, e devem ser modelados do zero.
Grupo 1 (Erackson, Franklin e Paulo Vítor)
Modele um processo de desenvolvimento de uma calculadora, para um dispositivo móvel (celular). Considere as seguintes características específicas:
- Os requisitos para a aplicação a ser desenvolvida já estão definidos;
- Deve ser utilizada UML para a concretização dos modelos do sistema;
- O processo deve incluir a descrição de como o sistema será testado;
- A equipe envolvida é de 5 profissionais, um deles um gerente de projeto;
- O sistema precisa ser desenvolvido no menor tempo possível.
Grupo 2 (Tatiane e Paulo Roberto)
Modelo um processo para customização de um sistema de correio eletrônico (open source). Considere as seguintes características específicas:
- O sistema já existe, é código aberto (baixado da Internet) e foi desenvolvido em Phyton;
- A empresa definiu algumas necessidades específicas que precisam ser atendidas pelo sistema;
- Irão participar desse projeto um gerente de setor e três auxiliares;
- A implantação do novo sistema deve ocorrer em paralelo com a utilização do sistema atual (com mensagens sendo replicadas entre sistema atual e no novo sistema);
- A equipe possui 6 (seis) meses para a customização e implantação do sistema.
Grupo 3 (Ivan e Pedro)
Modele um processo para as possíveis manutenções a serem realizadas em um sistema de controle de estoque que acabou de ser adquirido pela empresa na qual você trabalha. Considere as seguintes características específicas:
- Foi entregue, junto com o código fonte do sistema (Java) a documentação do mesmo (UML);
- Qualquer possível inconsistência no funcionamento do sistema irá gerar um "chamado" de manutenção, os quais precisam ser atendidos por sua equipe;
- Um dos primeiros passos deve ser a identificação do tipo de problema (bug, inconsistência entre os dados exibidos e os reais, formatação errada, distorção dos elementos gráficos, etc.);
- Toda manutenção precisa passar por testes que identifiquem se o problema foi corrigido a contento;
- A equipe possui um líder e quatro desenvolvedores encarregados. Um dos desenvolvedores possui uma experiência considerável na modelagem orientada a objetos.
Grupo 4
Modele um processo para o desenvolvimento de uma versão do "jogo da velha" para dispositivos móveis (celulares). Considere as seguintes características específicas:
- As regras do jogo são de domínio público, e podem ser recuperadas da Internet;
- O jogo será voltado para a plataforma Android;
- A interface do jogo será a mais simples possível;
- A parte mais complexa do desenvolvimento será o motor que vai decidir a jogada da "máquina", que vai disputar com um outro jogador que é o usuário dos sistema;
- A equipe possui 5 (cinco) membros - dois deles com um bom conhecimento na plataforma alvo, outros dois com um conhecimento básico na plataforma alvo, e um deles sem conhecimento na plataforma.
Grupo 5
Modelo um processo de implantação de um sistema, de gerenciamento de imobiliária, recém desenvolvido. Considere as seguintes características específicas:
- O sistema foi desenvolvido com C# e .Net, e foi entregue com toda a documentação (segundo o processo OpenUP);
- A implantação deve considerar a utilização do novo sistema por todos os integrantes da imobiliária (corretores, administradores de imóveis e gerentes);
- Atualmente só os gerentes utilizam "sistemas gerenciais", os quais serão substituídos pelo novo sistema;
- Caso durante o processo de implantação, qualquer usuário identificar um problema com o sistema, este deve abrir um chamado de reparo em um sistema próprio disponibilizado pela empresa que desenvolveu o sistema;
- O processo de implantação está previsto para durar 6 (seis) meses.