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Exercícios Referentes a Segunda Unidade

Sobre o EPF Composer, responda as seguintes questões:

  1. Explique com suas palavras a iniciativa Eclipse Process Framework - EPF. Ressaltando os objetivos dessa iniciativa.
  2. Um processo na ferramenta EPF Composer é definido com base em dois concentos, quais são eles? O que cada um deles representa?
  3. Quais os elementos do processo de software são definidos na seção Method Content, ou "conteúdo de método"?
  4. Quais os elementos do processo de software são definidos na seção Process, ou "processo" propriamente dito?
  5. Explique com suas palavras como um processo de software é definido utilizando-se o EPF Composer.
  6. O que possibilita o recurso de "variabilidade de método" disponível no EPF Composer? Quais os tipos de variabilidade possíveis?
  7. Qual o objetivo da funcionalidade de "configuração" do EPF Composer? O que pode ser gerado a partir de uma configuração?

 

Sobre o processo Scrum, responda as seguintes questões:

  1. Defina com suas palavras o processo Scrum e as suas principais características.
  2. Descreva em linhas gerais como o processo Scrum é organizado, como com base nos requisitos um produto de software é produzido?
  3. Quais são os papéis definidos pelo Scrum e qual a responsabilidade de cada um deles?
  4. Quais são as cerimônias definidas pelo Scrum e qual o objetivo de cada uma delas?
  5. Quais os artefatos, possíveis, definidos pelo Scrum e o que é materializado em cada um deles?
  6. Como o processo Scrum lida com a escalabilidade, visto que as equipes são indicadas para terem de 5 (cinco) a 9 (nove) participantes?
  7. Com base em todos os conceitos cobertos pela disciplina até o momento, quais são os projetos e condições favoráveis à utilização do processo Scrum?

 

Sobre o Processo Acadêmico Simplificado - PAS, responsa as seguintes questões:

  1. Quais as principais características do PAS?
  2. Quais são as fases do PAS? Qual a relação de cada uma delas com as fases propostas pelo Processo Unificado?
  3. Quais são as disciplinas do PAS? Qual a relação de cada uma delas com as disciplinas definidas pelo Processo Unificado?
  4. Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de concepção?
  5. Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de elaboração?
  6. Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de construção?
  7. Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de validação?
  8. Com base em todos os conceitos cobertos pela disciplina até o momento, quais são os projetos e condições favoráveis à utilização do processo PAS?

 

Sobre os modelos de maturidade de processos de software - CMMI e MPS.Br, responda as seguintes questões:

  1. Quais os objetivos principais das iniciativas de modelos de maturidades de processos, como CMMI e MPS.Br?
  2. O que representa o conceito de "modelo de processo" definido pela iniciativa CMMI? Quais as possíveis utilizações desse modelo de processo?
  3. Descreva em poucas palavras o que representam as três "constelações" definidas pelo CMMI - (i) CMMI-DEV, (ii) CMMI-SVC e (iii) CMMI-ACQ.
  4. Como, em linhas gerais, acontece a avaliação de processos proposta pelo CMMI?
  5. Em suas palavras, por que é importante a utilização de modelos de maturidade de processos? O que isso pode representar para um empreendimento voltado exclusivamente ao desenvolvimento de sistemas de software?
  6. Quais as principais diferenças da proposta do MPS.Br para a incitava do CMMI? Tomando por base principalmente as suas motivações e estrutura.
  7. Segundo o modelo de negócio proposta pelo MPS.Br, como instituições podem explorar os modelos propostos pelo mesmo?
  8. O que são e quais são os "guias" disponibilizados pelo MPS.Br? Como e quem pode se beneficiar de tais documentos?
  9. Quais os níveis de maturidade do MPS.Br? O que representam cada um deles? Qual a relação dos mesmos com os níveis do CMMI?
  10. Descreva o atributo de processo "o processo é gerenciado" e alguns resultados esperados para o mesmo.

 

Sobre o processo específico de gerência de requisitos, responda as seguintes questões:

  1. Quais são as atividades Intrínsecas a um processo específico de gerência de requisitos?
  2. Conceitue com suas palavras a prática de rastreamento de requisitos.
  3. Cite as principais dificuldades atreladas a coleta de requisitos para um sistema de software.
  4. Cite e justifique três habilidades que precisam ser desenvolvidas por aqueles que querem trabalhar gerenciando requisitos.
  5. Cite quatro técnicas de coleta de requisitos, descervendo-as brevemente. Associe a cada uma das técnicas o tipo de sistema e/ou requisitos para os quais tais técnicas se encaixam melhor.
  6. Como podem ser utilizadas as seguintes ferramentas, como apoio a coleta de requisitos: (i) aplicação de questionários, (ii) trabalho no ambiente alvo, (iii) estudo de sistemas análogos e (iv) desenvolvimento de protótipos?

 

Sobre os processos específicos de treinamento, suporte e manutenção de software, responda as seguintes questões:

  1. Qual a relação de tais atividades com um processo de desenvolvimento de software?
  2. Em que momento iniciam as atividades de (i) suporte, (ii) manutenção e (iii) treinamento em sistemas de software?
  3. Qual a diferença entre suporte e manutenção de um sistema de software?
  4. Qual a relevância das atividades de treinamento de um sistema de software para um processo de desenvolvimento de software?
  5. Quais as categorias de manutenção que um sistema de software pode sofrer? Quando podem ocorrem cada uma delas?

 

Sobre a teoria de Linha de Produtos de Software - LPS, responda as seguintes questões:

  1. Explique com suas palavras a proposta por trás da abordagem de Linha de Produtos de Software - LPS.
  2. Qual a relação entre Linha de Produtos de Software e Família de Sistemas de Software?
  3. Quais as vantagens atribuídas à abordagem de LPS? Justifique com suas palavras como podem ser alcançados tais benefícios.
  4. Dado que uma LPS é definida em termos de características - features - de seus membros, cite os tipos de features possíveis em uma LPS. Procure exemplificar cada um dos tipos.
  5. O que é um modelo de features? Qual a sua relação com a abordagem de LPS?
  6. Quais as abordagens de construção de uma LPS? Quais as características de cada uma delas?
  7. No contexto de LPS, conceitue o que seria a engenharia de domínio - domain engineering - e a engenharia de aplicação - application engineering.