Exercícios Referentes a Segunda Unidade
Sobre o EPF Composer, responda as seguintes questões:
- Explique com suas palavras a iniciativa Eclipse Process Framework - EPF. Ressaltando os objetivos dessa iniciativa.
- Um processo na ferramenta EPF Composer é definido com base em dois concentos, quais são eles? O que cada um deles representa?
- Quais os elementos do processo de software são definidos na seção Method Content, ou "conteúdo de método"?
- Quais os elementos do processo de software são definidos na seção Process, ou "processo" propriamente dito?
- Explique com suas palavras como um processo de software é definido utilizando-se o EPF Composer.
- O que possibilita o recurso de "variabilidade de método" disponível no EPF Composer? Quais os tipos de variabilidade possíveis?
- Qual o objetivo da funcionalidade de "configuração" do EPF Composer? O que pode ser gerado a partir de uma configuração?
Sobre o processo Scrum, responda as seguintes questões:
- Defina com suas palavras o processo Scrum e as suas principais características.
- Descreva em linhas gerais como o processo Scrum é organizado, como com base nos requisitos um produto de software é produzido?
- Quais são os papéis definidos pelo Scrum e qual a responsabilidade de cada um deles?
- Quais são as cerimônias definidas pelo Scrum e qual o objetivo de cada uma delas?
- Quais os artefatos, possíveis, definidos pelo Scrum e o que é materializado em cada um deles?
- Como o processo Scrum lida com a escalabilidade, visto que as equipes são indicadas para terem de 5 (cinco) a 9 (nove) participantes?
- Com base em todos os conceitos cobertos pela disciplina até o momento, quais são os projetos e condições favoráveis à utilização do processo Scrum?
Sobre o Processo Acadêmico Simplificado - PAS, responsa as seguintes questões:
- Quais as principais características do PAS?
- Quais são as fases do PAS? Qual a relação de cada uma delas com as fases propostas pelo Processo Unificado?
- Quais são as disciplinas do PAS? Qual a relação de cada uma delas com as disciplinas definidas pelo Processo Unificado?
- Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de concepção?
- Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de elaboração?
- Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de construção?
- Descreva com suas palavras o objetivo de cada uma das disciplinas do PAS na fase de validação?
- Com base em todos os conceitos cobertos pela disciplina até o momento, quais são os projetos e condições favoráveis à utilização do processo PAS?
Sobre os modelos de maturidade de processos de software - CMMI e MPS.Br, responda as seguintes questões:
- Quais os objetivos principais das iniciativas de modelos de maturidades de processos, como CMMI e MPS.Br?
- O que representa o conceito de "modelo de processo" definido pela iniciativa CMMI? Quais as possíveis utilizações desse modelo de processo?
- Descreva em poucas palavras o que representam as três "constelações" definidas pelo CMMI - (i) CMMI-DEV, (ii) CMMI-SVC e (iii) CMMI-ACQ.
- Como, em linhas gerais, acontece a avaliação de processos proposta pelo CMMI?
- Em suas palavras, por que é importante a utilização de modelos de maturidade de processos? O que isso pode representar para um empreendimento voltado exclusivamente ao desenvolvimento de sistemas de software?
- Quais as principais diferenças da proposta do MPS.Br para a incitava do CMMI? Tomando por base principalmente as suas motivações e estrutura.
- Segundo o modelo de negócio proposta pelo MPS.Br, como instituições podem explorar os modelos propostos pelo mesmo?
- O que são e quais são os "guias" disponibilizados pelo MPS.Br? Como e quem pode se beneficiar de tais documentos?
- Quais os níveis de maturidade do MPS.Br? O que representam cada um deles? Qual a relação dos mesmos com os níveis do CMMI?
- Descreva o atributo de processo "o processo é gerenciado" e alguns resultados esperados para o mesmo.
Sobre o processo específico de gerência de requisitos, responda as seguintes questões:
- Quais são as atividades Intrínsecas a um processo específico de gerência de requisitos?
- Conceitue com suas palavras a prática de rastreamento de requisitos.
- Cite as principais dificuldades atreladas a coleta de requisitos para um sistema de software.
- Cite e justifique três habilidades que precisam ser desenvolvidas por aqueles que querem trabalhar gerenciando requisitos.
- Cite quatro técnicas de coleta de requisitos, descervendo-as brevemente. Associe a cada uma das técnicas o tipo de sistema e/ou requisitos para os quais tais técnicas se encaixam melhor.
- Como podem ser utilizadas as seguintes ferramentas, como apoio a coleta de requisitos: (i) aplicação de questionários, (ii) trabalho no ambiente alvo, (iii) estudo de sistemas análogos e (iv) desenvolvimento de protótipos?
Sobre os processos específicos de treinamento, suporte e manutenção de software, responda as seguintes questões:
- Qual a relação de tais atividades com um processo de desenvolvimento de software?
- Em que momento iniciam as atividades de (i) suporte, (ii) manutenção e (iii) treinamento em sistemas de software?
- Qual a diferença entre suporte e manutenção de um sistema de software?
- Qual a relevância das atividades de treinamento de um sistema de software para um processo de desenvolvimento de software?
- Quais as categorias de manutenção que um sistema de software pode sofrer? Quando podem ocorrem cada uma delas?
Sobre a teoria de Linha de Produtos de Software - LPS, responda as seguintes questões:
- Explique com suas palavras a proposta por trás da abordagem de Linha de Produtos de Software - LPS.
- Qual a relação entre Linha de Produtos de Software e Família de Sistemas de Software?
- Quais as vantagens atribuídas à abordagem de LPS? Justifique com suas palavras como podem ser alcançados tais benefícios.
- Dado que uma LPS é definida em termos de características - features - de seus membros, cite os tipos de features possíveis em uma LPS. Procure exemplificar cada um dos tipos.
- O que é um modelo de features? Qual a sua relação com a abordagem de LPS?
- Quais as abordagens de construção de uma LPS? Quais as características de cada uma delas?
- No contexto de LPS, conceitue o que seria a engenharia de domínio - domain engineering - e a engenharia de aplicação - application engineering.