Mídias Educacionais
Disciplina voltada aos alunos da licenciatura em Matemática
- O que é mídia-educação por Maria Luiza Belloni
- MÍDIA-EDUCAÇÃO: CONCEITOS, HISTÓRIA E PERSPECTIVAS
- Texto de EVELYNE BÉVORT e MARIA LUIZA BELLONI
- Aula 1 - o papel das mídias e da escola
- Aprendizagem Tecnológica Ativa
- Texto de Bruno Silva Leite
- Educação e tecnologia no contexto da pandemia
- Educação e tecnologia no contexto da pandemia de Covid-19: interfaces entre os pressupostos da Unesco e o parecer CNE/CP Nº 05/2020. Texto de Andrá Villela Mafra da Silva
- Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto
- Texto de Jonei Baroni Ferreira de Menezes
- O uso da calculadora na sala de aula
- Aula 2 - Tecnologias e Metodologias
- Industrialização da Educação, Edtech e Prática Docente
- Texto de Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Almir Martins Vieira e Maria Thereza Pompa Antunes
- Sobre a GAFAM
- Texto: Ensino emergencial a distância durante pandemia de COVID-19: Perspectivas sobre uso da ferramenta Google Classroom e privacidade de dados. Autores: Michelle Alves da Silva, Ágnes Cássia Grillo, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira.
- Aula 3 - Industrialização da educação
- Sobre aulas remotas e aulas EaD
- Texto: O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 Autor: Luis Cláudio Dallier Saldanha
- Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto
- Texto de Dermeval Saviani e Ana Carolina Galvão
- Aula 4 - Ead, Remoto, Híbrido, Misto
- TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
- Texo de Jussara de Loiola Araújo
- O computador é a solução, mas qual é o problema?
- Texto de Marcelo Borba
- A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino
- Texto de Vani Moreira Kenski
- Aula 5 - Professores
- Cultura hacker e educação
- Texto: Cultura hacker e educação: percepções dos hackers sobre a vivência de elementos de sua cultura nas escolas. Autores: Alexandre Garcia Aguado e Isabel Alvarez Canovas.
- Aula 6 - Gambiarra e Hackeamento